Logo
Dr. Láwrency Gorayeb - CRO 758 RO
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial,
CLÍNICA BUCAL FACE
 
Mais que Sorriso, Qualidade de Vida!
 
Aceitamos
CLÍNICA BUCAL FACE      CISTOS ODONTOGÊNICOS

Os cistos são resultantes da proliferação de remanescentes epiteliais associados à formação dos dentes. O epitélio presente em cada um dos cistos odontogênicos é derivado de uma das seguintes fontes: lâmina dentária, órgão do esmalte e de bainha de Hertwig. Os remanescentes epiteliais presentes na maxila e mandíbula são originais do ectoderma que reveste os processos embrionários que irão  formar a face e boca ou de tecido epitelial que participa na odontogenese. A presença pura e simples de restos epiteliais seria insuficiente para explicar a formação de um cisto. É necessária a ação de um agente, inflamatório por exemplo, capaz de estimular e determinar a proliferação desses remanescentes. Tal condição é freqüente nos maxilares, onde infecções e traumas são capazes de desencadear a resposta inflamatória.
Classificação: Cisto da Lâmina Dentária - Cisto Primordial (Queratocisto) - Cisto Dentígero - Cisto de Erupção - Cisto Periodontal Apical - Cisto Periodontal Lateral - Cisto Gengival do adulto - Cisto Odontogênico Calcificante
O procedimento cirúrgico para a remoção de cistos de origem odontogênica pode ser sob anestesia local ou geral. A finalidade é a remoção total do cisto, cuja o material retirado é enviado para biópsia. Essa biópsia pode ser excisional (a remoção com o uso de bisturis) ou por punção aspirativa (dependendo do tipo de cisto, pode apresentar secreções no seu interior).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

     

 

 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Rua: Gonçalves Dias, 768 "A" Olaria - CEP: 76801-234
Telefones: (69) 3223-6544 / 8411-9280 / 9995-9280 / 8100-8237